o FATO e a HISTÓRIA

O Fato e a História começou com um projeto de graduandos e graduados da área de História, que resolveram se unir para expressar suas ideias e sua visão de mundo, através do processo histórico. Depois de várias reuniões, desde Janeiro de 2012, foi lançado, na data simbólica do 1º de maio do mesmo ano, o presente site.

Nosso objetivo é analizar os fatos de conhecimento da grande mídia, buscando expor o que o olhar despreocupado não consegue ver e também trazer a tona assuntos que a mesma mídia prefere mascarar, ou seja, é um meio alternativo de mídia, contra-hegemônica. De nossas publicações, os leitores, podem encontrar temas para o debate crítico e construtivo, apresentados em textos curtos, diretos para instigar a reflexão que pode ser exposta na caixa de comentários.


Nossa equipe

Davenir Viganon

Davenir Viganon

Davenir da Silveira Viganon é graduando de História e idealizador deste espaço. Tem interesse em História moderna e comtemporânea, mídia e geopolítica. Enxerga na mídia uma frente muito importante de contestação, pois através de seus canais, códigos e tecnologias é que fluem as pautas discutidas na sociedade e sua oligopolização nas mãos de poucas familias demandam uma atuação cada vez mais firme visando sua democratização plena. Função: Escreve textos para o Website e Edita a revista "O Fato e a História".

—————

Walter Lippold

Walter Lippold

Walter Günther Rodrigues Lippold é professor de História da Rede Municipal de Porto Alegre, especialista em História da África pela FAPA e mestre em educação pela UFRGS. Interessado nas questões que envolvem  formação de professores, conflitos de classe, raça e gênero, mídia e tecnologia, história militar. Função: Escreve e revista textos para o Website

—————

Daniel Baptista

Daniel Baptista

Daniel Baptista é graduando do curso de História da FAPA e prevê seu término do curso em muitos anos. Metido a fazer piadinhas, imitar os colegas (um humorista frustado) e dar opiniões no que não lhe diz respeito, foi convidado a fazer parte deste singelo projeto que visa tratar das variadas pautas que constroem a história dia após dia. Fumante inveterado, promete largar o vício sempre quando compra uma carteira, mas é na fumaça produzida pelo ato tabagista que provém as suas reflexões que são introduzidas neste espaço, apesar deste hábito lhe diminuir a sua expectativa de vida em uns 20 anos no mínimo! "Toda a ação gera uma reação, contrária e imediata!" É o que o próprio diz, usando (plagiando?) a famosa frase do físico Isaac Newton para analisar os acontecimentos históricos gerados pela nossa sociedade desigual e excludente. Função: Escreve textos para o Website e para a coluna "Cavando Buracos"

—————

Dhiego Recoba

Dhiego Recoba

Dhiego Recoba é estudante de História e Filosofia, necessariamente nessa ordem. Concluirá a primeira formação em 2013, para assim dar sequência nos estudos filosóficos. Isto se a universidade não lhe conceder a migração para o bacharelado em Geografia, onde o autor acredita que será a forma de ganhar algum dinheiro na vida, ao menos para pagar as contas, já que a docência não é nada empolgante a curto prazo. Escreve por vários motivos, sobretudo porque acredita no esclarecimento por intermédio do diálogo. Enquanto este não ultrapassar a instância do ego, nada mudará. Função: Escreve e revisa textos para o Website

—————

Fabiana Mathias

Fabiana Mathias

Fabiana Soares Mathias é professora alfabetizadora em Porto Alegre, formada em Pedagogia pela UFRGS e mestre em Políticas e Gestão da Educação, pela mesma universidade. Se interessa por discutir e ler sempre mais sobre história, sociologia, filosofia e economia política. É marxista, metida a entender de vinhos e gastronomia, cinéfila assumida, que às vezes se arrisca a desenhar, fotografar e escrever como formas de expressão. Função: Escreve e revisa textos para o website.

—————

Marcos Belmonte

Marcos Belmonte

Marcos Belmonte é estudante do último semestre de história da FAPA. Tem profundo interesse pelos assuntos de arte e filosofia, o que não tira sua paixão por assuntos políticos, econômicos, relações internacionais e etc. ”Conversas na academia educam, mas as conversas, sempre descontraídas de bar também.” “Torna-te quem tu és” Friedrich W. Nietzsche. Função: Escreve e revista textos para o website.

—————

Leonardo Duprates

Leonardo Duprates

Leonardo Carvalho Duprates. Função: Diagramador da Revista "O Fato e a História"

—————

Vivian Thomassim

Vivian Sardá Tomassim. Função: Revista textos para o website e para a revista "O Fato e a História"

—————

Gabriel Graziottin

Gabriel Graziottin

Gabriel Graziottin formado em História pela FAPA e aluno de bacharelado do mesmo curso na UFRGS. Junto e misturado nesse louco malabarismo, começará um curso de especialização em Estratégias e Relações Internacionais Contemporâneas na UFRGS em 2014. Atualmente, é professor de História e Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Augusto Roennau, no meio da alemoada da Serra. Se amarra em Relações Internacionais, História Contemporânea, Geografia Político-econômica, Ciência Política e seus cachorros, é claro. Sem um café diário, vício socialmente reconhecido, nada disso existiria. Função: Escreve para o website.

—————

Rafael Lapuente

Rafael Lapuente

Rafael Lapuente é estudante do último semestre em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, professor do Pré Vestibular Zumbi dos Palmares, trabalha como auxiliar de pesquisa e blogueiro no site www.rafaellapuente.com. Função: Escreve para o website e para a coluna "História e escrita"

—————

Ana Vargas

Ana Vargas

Ana Vargas. Função: Revisa textos para o Website

—————

Rodrigo Santiago Garcia

Rodrigo Santiago Garcia

Rodrigo Santiago da Silva Garcia é professor de História da Rede Municipal de São Leopoldo, especialista em História Africana e Afro-Brasileira pela FAPA. Função: Escreve para o website.

—————

Elenilton Neukamp

Elenilton Neukamp

Elenilton gosta de escrever e é esta a maneira como acredita se expressar melhor. Por isto gosta de blogs, fanzines, livros e tudo mais onde a palavra possa circular. É professor de Filosofia e Mestre em Educação, mas no fundo cultiva a doce ilusão de ser poeta. Já foi vendedor de picolés, coroinha de igreja, promessa do futebol, radialista alternativo. Trabalhou como pesquisador, atendente de farmácia, secretário, experiências que lhe deram um quase doutorado em exploração. Foi líder estudantil e militante de esquerda, mas abandonou o teatro quando viu o que ocorria na coxia. Nunca esteve à venda e cultiva a estranha (e tão fora de moda) mania de querer pensar por contra própria. Crê em vida antes da morte e jamais se cansa da capacidade humana de surpreender. Função: Escreve para o website ao qual publica simultaneamente com seu blog http://eleniltonneukamp.blogspot.com.br/

—————

Kaue Catalfamo

Kaue Catalfamo

Kaue Catalfamo é professor de História da rede estadual de ensino na Escola Oscar Pereira, localizada na Vila 1° de Maio. Mas antes de tudo é um MC (atualmente na Doze Doses), oficialmente desde 2002. Deve tudo ao Rap e a música de forma geral, visto que esta o salvou nos piores momentos da vida, inclusive na hora de terminar a sua longa estadia na faculdade. É também graças ao rap que pôde iniciar a lapidação de sua consciência crítica ainda criança, devido à agressividade das letras deste gênero e seu tom de denúncia. Função: Escreve para o website. Site pessoal: http://www.cigarrocomvinho.blog spot.com.br/

—————

Rodrigo Hermano

Rodrigo Hermano
Rodrigo Hermano é licenciado em História pelas Faculdades Porto-Alegrenses, poeta, compositor e militante comunista. Seus interesses incluem política, economia, geografia, movimentos sociais, luta pela terra e ação direta. No movimento estudantil foi membro do Diretório Acadêmico de História e, posteriormente, do Diretório Central dos Estudantes da FAPA. Desenvolveu trabalhos como comunicador e oficineiro na rádio comunitária do Rubem Berta, em Porto Alegre e como oficineiro de violão e monitor, no projeto Escola Aberta, na cidade de Alvorada. Função: Escreve para o website.

—————

Colaboradores esporádicos d'o Fato e a História

Colaboradores esporádicos d'o Fato e a História

Espaço dedicado a mencionar todos que já contribuiram ou contribuem para oFATOeaHISTÓRIA escrevendo eclusivamente para o blog ou cedendo suas produções de páginas pessoais: Alex Oestreich, Alex Menez, Alexander Martins Vianna, Cìntia Vieira Souto, Cristiane Nunes, Dhiego Ehlers, Gabriel Kummer, Gregório Grisa, Helen Rotta, Jorge Euzébio Assumpção, Lucas Fier, Luiz de Oliveira, Nelson Pisoni, Ronaldo Queiroz e Vanessa Matos.

—————


Um pouco de nossa história...

2012 - Neste ano o OFEAH, como chamamos, conseguiu agregar mais escritores e lentamente buscou se colocar como opção de leitura sobre história e atualidades. O maior destaque é a criação da coluna de Cinema, o CinePráxis, com Walter Lippold.

2013 - Neste ano ampliamos nossa presença nas redes sociais para angariar mais leitores culminando no sorteio do livro "A Caixa de Perguntas". O grande destaque deste ano é o lançamento de nosso "zine", a "Revista O Fato e a História" que em 2013 lançou 3 edições.

 



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!