Velho precoce de saco cheio quer polêmica!

28/06/2013 08:43

Gregório Grisa

Queridos cantar hino é ridículo, se for o do Rio Grande do Sul é duplamente ridículo porque ele é fantasioso e racista. Carregar bandeira do Brasil é se pintar de verde e amarelo é ridículo para manifestações (para torcer pelo Brasil em estádios tem sentido). Verde e amarelo é a cor da bandeira porque era a cor do Brasão dos Bragança, família real do império Português que colonizou o Brasil, escravizou africanos e os indígenas que não foram mortos. 

O nacionalismo expressado por essas atitudes não pode levar a nenhum encaminhamento positivo, nunca levou. Esses símbolos são militaristas e colonialistas. O Fantástico da rede globo adorou as bandeiras, os hinos e principalmente a ojeriza generalizada aos partidos. 

Se você ao ser questionado sobre o porque está protestando responde: "contra a corrupção, contra a roubalheira, contra os políticos, por mais saúde e educação" leia mais e depois leia mais e daí converse e leia mais um pouco. Demandas não objetivas e vagas denunciam nossos limites de compreensão, informação não é conhecimento e nossa geração ta vivendo essa dialética nas mentes. 

Usar máscaras e camisas brancas também é ridículo, usar a máscara do Guy Fawks (anarquista que tentou explodir o parlamento britânico) sem ser anarquista é contraditório e tão igual a usar camisetas do Che e não ser de esquerda, é moda! O discurso da paz, de usar branco é esvaziado hoje, a violência existe para além das manifestações e dos atos de depredação, ela existe todos dias e em muitos lugares. 

Os manuais sobre o manifestante idiota que quer impeachment e outras bobagens estão circulando e são muito didáticos, vamos lê-los. 

A esquerda organizada em sindicatos, partidos, entidades e a esquerda independente, os jovens e trabalhadores são os protagonistas das manifestações desde que elas eram modestas sobre as passagens, pelo menos em Porto Alegre.

Estamos em um período bom para ser repetitivos, esse grupo mencionado acima não acordou agora, ta há um bom tempo levantando as demandas e pautas que muitos descobriram suas somente agora. Pautas essas que muitos ainda nem sabe se são suas, mas que já reivindicam, o que do ponto de vista político é bom, porque é movimento, é mudança. E as mudanças não são lineares, não são "no amor", "na paz" elas desacomodam.

***

Realmente não há mais dúvidas de que pessoas estão sendo pagas para provocar pânico, roubar e quebrar indiscriminadamente. Alguns falam em 20 reais, 30 reais por dia para cada jovem. Os lugares e pessoas atacadas ilustram e provam essa constatação, o status do 'mercenário' clássico ganha outro perfil nesses eventos, o do pobre marginalizado e já envolto na criminalidade. Cenário complexo em que a condição dos sujeitos os induz ingenuamente a cumprir um papel ainda mais vulnerável em uma relação de força desproporcional. (Sistema que pune quem já "cumpre pena de vida" como diz o poeta). Fora isso a manifestação foi importante porque assumiu um lado em Poa, sindicados, partidos e entidades de esquerda se somaram e rechaçaram qualquer veia golpista e conservadora que poderia se destacar. 

Desafio que fica é saber quem está por traz desse patrocínio irresponsável e criminoso que  justifica a violência policial generalizada e coloca a opinião pública contra as manifestações que vêm politizando o país.

—————

Voltar


Deixe seu comentário

Data: 02/07/2013

De: Gregório Grisa

Assunto: É isso aí.

Quando pensei em criar o personagem mencionado no título "velho precoce" e anunciar o objetivo "quer polêmica" tinha em mente ser taxativo mesmo, fazer generalizações, usar linguagem agressiva. Sobre a máscara não disse nenhuma inverdade, só omite a relação com o occupy porque "velhos querem coerência ideológica na estética dos manifestantes". É um ironia. É claro que todos podem usar o que quiserem e onde quiserem. Por fim sobre os brasões da família real, são mais de um, segue link que mostra ele ser verde com tons de amarelo e vermelho, a cor da bandeira tem relação com esse brasão. http://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia_imperial_brasileira

—————

Data: 28/06/2013

De: Elenilton

Assunto: deixemos os reacionários

Concordo em parte com o texto. Há um exagero em generalizar todos que carregam bandeiras do Brasil, RS, ou até as máscaras. É exatamente o que outros fazem com relação aos partidos políticos...
A gente precisa é participar das coisas, fazer parte.
E deixar de lado os reacionários, de esquerda e de direita.

—————

Data: 28/06/2013

De: Ivan

Assunto: Discordo em uma coisa

Mascara do Guy Fawkes eh um movimento mundial chamado Occupy Wall Street, que eh a favor da distribuicao de recursos, e nao a acumulacao por poucos.
Tem que pesquisar antes de ficar com raivinha, senao soa bem parecido com reaça. Se nego pega a mascara e usa pra pedir o Fim do Aborto e Fora Dilma, nao tem como controlar, tem? O movimento Occupy Wall Street nao tem nada a ver com tirar presidentes. Nos soh queremos tirar a bolsa de valores e acabar com a ladroagem dos bancos. Eh um movimento extremamente de esquerda, mas apartidario (nao confunda com anti-partidario). Se nao queres que julguem a gente por usar vermelho e rotular todos iguais, nao rotule todo mundo de mascara. Abraço!

—————

Data: 29/06/2013

De: Felipe

Assunto: Re:Discordo em uma coisa

A máscara, na verdade, é da série de HQ "V for Vendetta", do -excelente- Alan Moore.
O 'herói' da história, inspirado por Guy Fawkes -Anarquista que tentou explodir o parlamento do Reino Unido em 5 de novembro de 1605-, luta contra a ditadura e podridão do governo.

O grupo Anonymous usa a máscara como símbolo, inclusive em seu movimento em Nova Iorque -não mundial- chamado de Occupy Wall Street.
Outros movimentos "Occupy" surgiram posteriormente com nome e preocupações diferentes ao redor do mundo, mas daí pra dizer que o Occupy WALL STREET é mundial já é extrapolar demais.

PS: Não concordo em quase nada com o texto (aliás, uma breve pesquisa na internet nos mostra que os brasões da casa de Bragança são vermelho e azul).

—————



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!