Saudações aos que tem coragem

05/10/2012 13:41

Daniel Baptista

Saudações aos que tem coragem e aos que estão aqui para toda e qualquer viagem! É assim que eu saúdo os camaradas de ontem no Largo Glênio Peres que atacaram o boneco da Coca-Cola ontem dia 4 de Outubro por volta das 23hrs. Esse trecho da música do Barão Vermelho ilustra muito bem o que ocorreu ontem no centro de Porto Alegre. Atitudes como aquela revelam que a população, ou parte dela não é alienada como muitos dizem ser, e que covardemente foram atacados pelos policiais. Mas não culpo os policiais, na verdade os homens que empunharam os seus cassetetes e bombas de efeito moral contra os protestantes de ontem são treinados e condicionados para isso. A maioria deles, homens do batalhão de choque, nem sabe quem eles estão defendendo e para quem estão servindo.

Como o nosso querido amigo Rodrigo – o homem que todos amam odiar – já denunciou em seu artigo [link] ocorre uma verdadeira e notória venda dos espaços públicos da cidade, as prefeituras de todo o Brasil, falidas e sem recursos, vêem como saída para aliviar as suas contas arranjar “parcerias” com a iniciativa privada, que moderadamente e progressivamente apropria-se dos espaços citadinos moldando-os e recriando a cultura para os seus interesses e concessões causando dessa maneira a asfixia de toda a diversidade existente no espaço público. Shoppings de céu aberto? Não sei dizer... mas é bem nítido a intenção da recriação do simulacro nas ruas como o parque abaixo:

[foto do parque Germânia, o primeiro parque cercado de Porto Alegre]

Muitas pessoa podem pensar: “o que tem demais um boneco da copa no centro da cidade? Afinal a empresa esta trazendo benefícios!” Nossa! Eu trinco os dentes quando me falam isso, mas pensando bem essas pessoas não tem culpa, são vítimas de um plano perverso. As mensagens subliminares são mais perigosas do que parecem, eu não tenho dados mas sabe-se lá em quantos por cento as vendas de cocas-colas aumentaram nesse período em que aquela tentativa de tatu foi colocada no centro. Vai saber quanto a Coca-cola ganhou em isenções fiscais para patrocinar esse mega evento. Acordem! Ninguém é bonzinho no capital quando se trata de patrocínios de mega corporações!

Prática eleitoreira? Já que estamos em meio as eleições municipais? Eu não sei, mas sei dizer que todo e qualquer ato que provoque um abalo no sistema vigente é válido e saudado, reproduzo aqui as palavras da professora Ruth Ignácio em uma palestra “por isso eu torço para que cada estudante de história aqui vá para o magistério, porque revolução se faz pela base!” e mais uma vez parabéns aos camaradas que agitaram o centro ontem, os que ficaram feridos tenham a certeza que não foi em vão os seus cortes e lesões. Claro que a mídia “imparcial” vai noticiar de uma maneira que já conhecemos bem: “são meia dúzia de baderneiros, maconheiros, vagabundos que não condizem com a opinião da maioria” e assim por diante. Estamos vivendo uma época de ebulição e questionamento do sistema pelo mundo todo, e essas manifestações não podem ficar escondidas ou distorcidas pelo grande império midiático. Pode ser uma comparação tosca, mas eu me lembro do filme “Robocop 2” onde uma empresa chamada “OCP” toma conta da prefeitura e da força policial da cidade de Detroit e promove uma verdadeira higienização na cidade. Algo parecido e bem mais sutil (pois estamos na vida real) ocorre no cotidiano onde vemos os nossos espaços públicos pintados, asseados e com vastos sorrisos em outdoors de empresas que são “nossas amigas”. Ditadura monocultural tem que ter fim.

http://www.youtube.com/watch?v=WPFN6wjGxw8

OBS: geralmente, costumamos publicar nas terças e quintas-feiras, mas devido a semana turbulenta que estamos tendo, não podemos deixar passar essas eventualidades!

—————

Voltar


Comentários!

Nenhum comentário foi encontrado.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!