Porque o Brasil não tem Prêmio Nobel

11/07/2014 09:48

Yuri Simon

Enorme complexo de vira latas.

Mais uma vez comparações simplistas e burras relacionando títulos conquistados em Copa do Mundo e falta de Prêmios Nobel pelo Brasil. 

Existem muito mais interesses e causas políticas relacionados ao Nobel do que apenas "merecimento"... Isso não é parâmetro. Apesar do Brasil apresentar uma série de problemas e deficiências em uma série de áreas do panorama nacional, é preocupante esse tipo de discurso apresentado por certos brasileiros contra o seu próprio país, pois ele é simplista, chulo e míope. Que o diga Nelson Rodrigues com o seu cunhado complexo de vira-latas, "Viralatismo" que aliás já tirou o prêmio Nobel do Brasil várias vezes. 
Afinal, apesar do Brasil nunca ter vencido um Prêmio Nobel, é plenamente possível citar uma série de representantes da nossa nação dignos da honraria, desde a área literária, como Jorge Amado, Graciliano Ramos (que chegou a ser cotado), Euclides da Cunha e Guimarães Rosa, certamente melhores do que muitos ganhadores do Nobel de Literatura. Mas como diz Ferreira Gullar: a academia Suíça que concede esse prêmio não fala Português, e apenas um escritor de língua portuguesa teve essa honra (que foi Saramago). 

A área da ciência e saúde mereceu inúmeras vezes, vide Carlos Chagas (que não ganhou por causa de propagandas negativas que recebeu de outros médicos brasileiros), Vital Brazil e Oswaldo Cruz. Ou César Lattes cujo prêmio foi roubado de forma descarada pela instituição inglesa onde ele desenvolveu suas pesquisas e dado a uma pessoa que o ajudou na redação do estudo-relatório que fez o brasileiro. Raríssimas vezes um prêmio Nobel na área de ciência é dado a país que não seja do eixo Europa/EUA ou suas colônias de língua inglesa... Simplesmente porque esses países não são de reconhecerem pesquisas desenvolvidas em países do terceiro mundo. 

É claro que me importo com o estado do nosso país em vários aspectos, mas não deixo que isso me faça menosprezar o Brasil, afirmando que ele só seria vencedor em um suposto “Nobel da corrupção ou da burrice”…é de dar pena que alguns não conheçam o que o Brasil tem de melhor a oferecer.

Deixo aqui três matérias sobre o assunto que tem muita informação a oferecer.

http://www.diarioliberdade.org/component/content/article.html?id=30972%3Aa-maldição-do-brasil-com-o-nobel
http://super.abril.com.br/ciencia/quando-vamos-ganhar-nobel-444428.shtml
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/um-nobel-no-fim-do-tunel


Originalmente publicado no perfil do autor no Facebook

—————

Voltar


Comentários: Porque o Brasil não tem Prêmio Nobel

Nenhum comentário foi encontrado.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!