História e Escrita: Um texto introdutório

04/09/2013 08:31

Rafael Lapuente

Ah, a História. His-tó-ria. Palavrinha essa que reúne tanta coisa em oito letras.

Mas afinal, “Que é História?”, ou “Para que serve a história?”.

Não objetivo responder essas duas perguntas, nem agora, nem ao longo dos escritos que essa coluna ganhará. A primeira, Edward Carr já tentou responder. A segunda, Marc Bloch tomou a missão enquanto os nazistas o prenderam quando invadiram a França. Deixo essa missão para os grandes, embora, na historiografia, todos tenham o mesmo tamanho.

O objetivo da coluna História e Escrita será outro, muito mais simples: Discorrer sobre obras da historiografia brasileira e mundial. Não será uma coluna de resenhas, resumos ou descrições dos livros. Pelo contrário, esse espaço fugirá do formalismo acadêmico, das citações, das referências, dos artigos científicos. Essa página se proporá a um verdadeiro balde de subjetividade em cima do que eu, particularmente, notei nas obras escritas por nomes ligados à escrita da história Nessa coluna, atrever-me-ei a dar a minha opinião e impressão sobre os livros que estiverem em pauta no espaço. 

Nesse breve texto introdutório, de poucas linhas, não poderia eu deixar de mencionar os colegas Davenir e Walter Lippold pelo convite e confiança no trabalho que faço no meu blog, o História Lecionada (rafaellapuente.com). Tal confiança será correspondida com empenho e dedicação para os textos que essa página ganhará e seu propósito.

—————

Voltar


Deixe seu comentário

Data: 27/04/2014

De: Ana Paula Soares Gouvêa

Assunto: livros em pdf

olá eu precisava de livros dos historiadores Perry Anderson, George Duby, Michellet, e livros de história da vida privada no Brasil volumes 01, 02,03,04, é possível? desde já agradeço, obrigada.

—————

Data: 26/02/2016

De: José Abreu

Assunto: Re:livros em pdf

https://www.facebook.com/arquivokronos/

—————



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!