Dia da consciência negra

20/11/2013 10:13

Gregório Grisa

Dia bonito hoje, o da consciência negra, motivo de reflexão para todos. Lembre! O racismo pode estar em ações, atitudes, condutas, gestos e falas que você acha que não são racistas.

O racismo está na sociedade e nós estamos nela, nós guardamos o racismo em algum lugar, onde você guarda o seu? Deixar de guardar o racismo e passar a eliminá-lo do convívio e da nossa subjetividade não é um ato de boa vontade ou bondade, mas sim um ato político de humanização, estudo e conscientização.

Por nos convencermos que não somos pessoalmente racistas passamos a acreditar que nosso grupo social e até a sociedade não o é, o que é um engano. Infelizmente, por se tratar de elemento fundante da formação sociocultural do Brasil, o racismo está na minha família, nos meus amigos e em mim.

A palavra "respeito" tem raízes interessantes, vem de espectar, isto é, olhar, ver. Respeito é re-olhar, ver outra vez. Respeitar é o constante ato de re-espectar o outro e a nós mesmos e ir entendendo que nem tudo que parece natural é, nem toda brincadeira terá graça para sempre e que re-ver nossas ações e pensamentos e os  das pessoas próximas é um gesto de respeito.

Hoje morreu e "nasceu" Zumbi, líder de Palmares, Zumbi vem do termo nzumbe, do idioma africano quimbundo, e significa, espírito ou alma. Alma de resistência e luta que hoje vive nos negros e negras, na valorização das suas identidades e do seu pertencimento. Salve a população negra brasileira que escravizada construiu os alicerces desse país e segue o fazendo com sua cultura, sabedoria e beleza.

Publicado originalmente em: http://gregoriogrisa.blogspot.pt/2012/11/dia-da-consciencia-negra.html

—————

Voltar


Deixe seu comentário para o texto: Dia da consciência negra

Nenhum comentário foi encontrado.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!